22 de mai. de 2010

O que é Arteterapia?

[Caroline Tavares]


É o processo terapêutico onde diversos tipos de recursos expressivos são utilizados visando possibilitar ao indivíduo vivenciar seus sentimentos, conflitos e buscas de modo que a cada construção externa/expressiva haja também a possibilidade de compreensão e reorganização internas.

Cada material suscita uma sensação e remete a determinado conteúdo a ser trabalhado, a arte propicia a revelação do inconsciente através dos símbolos. Sendo assim, a habilidade e a sensibilidade do profissional são importantes no sentido de oferecer o material que possa proporcionar melhor integração entre o que está sendo vivido e o que possa ser produzido e transformado em veículo de mudanças. A atividade criativa toma uma função regeneradora.

As descobertas e insights oriundos de cada produção expressiva são extremamente positivos no contexto terapêutico que tem seu campo de ação expandido na mesma medida em que se expande também a diversidade de modalidades e materiais que podem ser utilizados. Não há compromisso com a estética fomal, o que é valorizado é a expressão das emoções, é a criação livre como forma de comunicação.

Trata-se de autoconhecimento, equilíbrio emocional e crescimento pessoal através do potencial criativo.

4 de mai. de 2010

Despertando o potencial criativo através da arte

[Caroline Tavares]


Oficina é o lugar onde se exerce um ofício, lugar de trabalho, lugar de fazer.

Criatividade é a possibilidade de se colocar externamente, de fazer com que o que é individual, singular e interno tome forma e sentido em relação à realidade externa.
Uma oficina de criatividade pode utilizar meios diversos para alcançar o mesmo fim – o desenvolvimento da criatividade.

Que características parecem importantes para que a criatividade possa surgir? Flexibilidade, imaginação, ousadia, disponibilidade, senso de humor, curiosidade, autoconfiança e outras.

Sem algumas dessas características o indivíduo em suas relações, na família, na escola, na empresa, pode ter dificuldades para criar. Quando isso ocorre a tendência é a permanência no conforto do conhecido, do pré-estabelecido. A dificuldade com o imprevisto causa insegurança, que causa repetição, num ciclo onde não há lugar para a transformação e a inovação.

Quando na dinâmica de trabalho a arte é eleita como veículo, materiais e recursos expressivos (como pintura, modelagem, colagem, escrita criativa, contos, construção) entram em cena colorindo, movimentado e enriquecendo todo o processo criativo. Cada material guarda em si características próprias que favorecem o despertar dessa ou daquela característica humana necessária para o desenvolvimento e a expressão de potenciais.

A diversidade desses materiais e recursos expressivos oferece à Oficina a possibilidade de trabalhar valorizando a individualidade e originalidade de cada participante, bem como a interação entre eles. E ainda favorece a espontaneidade, a imaginação e o fluxo criativo; estimula a experimentação, a ousadia e a flexibilidade; e sensibiliza para a importância do autoconhecimento e da confiança em si no sucesso do processo criativo.