28 de dez. de 2011

Sobre Criatividade

Criatividade é a possibilidade de colocar externamente; de fazer com que o que é individual, singular e interno tome forma e sentido em relação à realidade externa.


“... e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu.” (Winnicott)


"A exploração dos fenômenos do inconsciente relaciona-se de modo fascinante com a criatividade.” (Rollo May)


“... a criatividade é um potencial inerente ao homem, e a realização desse potencial uma de suas necessidades.” (Fayga Ostrower)


“A criatividade não é um movimento solitário. Nisso reside seu poder. O que quer que seja tocado por ela e quem quer que a ouça, que a veja, que a sinta, que a conheça serão alimentados.” (Clarissa Pinkola Estés)


“Mas, não é o amor, a origem de toda a criação? Com base nisto, todo e cada ser humano é um artista em potencial.” (Henri Matisse)


“A intuição está na base dos processos de criação. (Fayga Ostrower)


"É através da percepção criativa, mais do que qualquer outra coisa, que o indivíduo sente que a vida é digna de ser vivida.” (Winnicott)


“Criar – essa é a grande redenção do sofrimento, é o que torna a vida mais leve. Mas, para que o criador exista, são deveras necessários o sofrimento e muitas transformações.” (Nietzche)


“...todos os processos de criação representam, na origem, tentativas de estruturação, de experimentação e controle, processos produtivos onde o homem se descobre, onde ele próprio se articula à materialidade das coisas e que novamente são transferidas para si.” (Fayga Ostrower)


“Todo ato de criação é, antes de tudo, um ato de destruição.” (Picasso)


“Criar é tão difícil ou tão fácil como viver. E é do mesmo modo necessário.” (Fayga Ostrower)


“Quando a inspiração criadora vence as barreiras e se torna consciente, temos a convicção subjetiva de que a forma só pode ser essa.” (Rollo May)